quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

IRS 2011 | TABELAS DE RETENÇÃO

O Ministério das Finanças acabou de divulgar as novas tabelas para retenção mensal de IRS em 2011 que entrarão em vigor a partir de 15 de Fevereiro.

As novas tabelas de retenção, a aplicar desde este mês, vão já ter em conta os apertos sobre os rendimentos e as novas medidas de austeridade como os limites das deduções à colecta do IRS em saúde, educação e empréstimo à habitação aos contribuintes com rendimentos colectáveis no 7.º e 8.º escalões (acima dos 66.045 euros).

Tudo o resto se mantêm, com a situação de 2011 a ser idêntica à de 2010 nos primeiros seis escalões de IRS, ou seja, para a esmagadora maioria dos contribuintes.

A principal diferença sentir-se-á nas deduções que desapareceram. Em 2011 "sobrevivem" no essencial as deduções associadas à Saúde, Educação e Habitação. Outras, ou desaparecem, ou são marginais e reflectem-se via benefícios fiscais que não foram alterados face à versão inicial da proposta de Orçamento de Estado para 2011.

Este ano, quando os contribuintes entregarem a sua declaração de impostos, não só deduzirão menos como pagarão mais impostos face às novas sobretaxa de IRS de 1% (agravamento até 3º escalão) e 1,5% (agravamento a partir 4º escalão).

Para mais informações clique aqui.