quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Ideias Cultura

Caro Dr. Pedro Ribeiro,
Espero que este seu blog consiga ser também um encontro de ideias. Sendo um dos responsaveis pelo Centro Cultural do Cartaxo, e sendo esta a área por mim mais reflectida, deixo-lhe 5 ideias soltas:
1. Como e bem expôs Felicidade Rodrigues também a mim me parece essêncial que o C.C. esteja em interligação directa com as escolas do concelho, seria interessante e eficaz a criação de um Conselho Consultivo para os Serviços Educativos, onde estivessem representados professores designados pela Escola representando os vários agrupamentos, um responsável pela area social municipal (proponho a Drª Helena Montez), o Sr. Vice-Presidente, 2 ou 3 individualidades municipais ( das areas cultural, social, de saúde ou mesmo da politica) convidadas pela Câmara e claro eu próprio pelo Centro Cultural. Com este conselho combateríamos qualquer acesso autista ao nível da programação que a equipa por mim coordenada possa ter.
2. Criação de elos entre o Centro Cultural e o Museu Rural e do Vinho, nomeadamente na area dos Serviços Educativos, através de Porgramas conjuntos.
3. Continuação do investimento na criação de novos públicos, tendo consciência que o sucesso que o Centro tem tido ao nível de espectadores pode sofrer abalo quando necessariamente se começarem a correr riscos ao nível de espectáculos mais vanguardistas e urbanos. Parece consensual que o público urbano tem sido o mais ostracizado no últimos anos na nossa cidade,pelo que podendo não ser o mais numeroso, nos merece o máximo respeito por acreditarmos que é aquele que maior crescimento terá nos próximos anos. Há também que realçar neste campo, que os vanguardadistas de hoje serão os clássicos de amanhã!
4. Criação de Protocolos para apoiar o ensino artístico no Concelho, ao nível da música, dança e teatro, com Orquestra Metropolitana de Lisboa (ou estrutura similar), Teatro da Trindade/Inatel e cine-teatros nossos parceiros na ArtemRede.
5. Temos também de comemorar de forma digna, erudita e popular Marcelino Mesquita em 2006 e com ele o concelho e sua história. Assim parece-me que a melhor forma de homenagear um dramaturgo é levar à cena as suas peças. Neste âmbito também, a sua vida e correspondência poderão ter tratamento por parte de um historiador local. No âmbito da história do concelho, encontra-se o Centro Cultural a liderar um projecto com os Dr's Rogério Coito e Miguel Leal em que se sistematiza a história local de forma a puder ser entendida pela generalidade da população. Poder-se-ia também avançar já com uma ideia sua, de dotar as escolas do concelho com uma história local uniformizada e despida de lendas, podendo estas ser dadas como tradição oral e não como história que efectivamente não é.
Como prometido apenas ficaram 5 ideias, mas se pretender mais poderão ir surgindo neste espaço que faltava, é sempre grato ter com o vereador um canal de comunicação livre de protocolos e burocracias, apenas com o intuito de pensarmos colectivamente a nossa terra.
Obrigado e bem-haja.
Pedro Mendonça