sábado, 22 de agosto de 2009

PSD ADSL: SEM COMPROMISSO!

A última entrevista de Manuela Ferreira Leite (MFL) a Judite de Sousa teve o mérito de ser bastante clarificadora. O mérito de dizer ao que vem.
Para aqueles que ainda alimentavam a esperança de ver alguma ideia para modernizar o país deixou um aviso: “não esperem nada de novo, de diferente, nem criem demasiadas expectativas sobre o Programa Eleitoral do PSD”.
Percebemos então a utilidade do Fórum Portugal de Verdade e do Instituto Sá Carneiro. Caucionar as escolhas de MFL para as listas de deputados em desfavor das vozes divergentes que existem em qualquer partido político democrático.
O resto da entrevista foi um mar de contradições. Enquanto o seu Vice-Presidente Aguiar-Branco lança novamente o clima de suspeição sobre o Governo, sobre o caso Freeport, Ferreira Leite diz que não comenta assuntos de Justiça quando confrontada com o facto do arguido António Preto inna lista que ela própria encabeça por Lisboa.
Foram evidentes as contradições e toda a atrapalhação de MFL sempre que Judite de Sousa pisava o acelerador ou procurava entrar em qualquer assunto concreto.
Em suma: nada de novo. Faltou uma ideia inovadora, um projecto mobilizador, uma mensagem de esperança. Faltou futuro. MFL inovou numa coisa. Nesta versão PSD ADSL. SEM COMPROMISSO!
Mais do que o PS, foi o CDS que ganhou pontos. Dias depois daquele vazio, preenche este fim-de-semana o espaço mediático com as suas propostas. Vai fazer o contra-ponto. Dizer que foi a verdadeira oposição ao PS e aquele que à direita tem soluções para apresentar aos portugueses.
MFL quer de todos nós um cheque em branco. Sempre que confrontada por Judite de Sousa para assumir um compromisso, revelar o que pensava para Portugal, Ferreira Leite repetia até à exaustão a expressão que já levava estudada “não esperem de mim promessas que não possa cumprir”. Será suficiente?