domingo, 30 de janeiro de 2011

JAPÃO ADMITE COMPRAR DÍVIDA PORTUGUESA

O Japão pode vir a comprar a dívida de países europeus, revelou o embaixador japonês em Portugal, Nobutaka Shinomiya, que admitiu haver interesse e disponibilidade para ajudar a ultrapassar a crise económica.

"Estamos muito preocupados com o sistema da Europa", disse ontem o embaixador à margem de uma visita à zona industrial e logística e ao porto de Sines. "Este não é apenas um problema dos países europeus, mas também do Japão", acrescentou, falando da crise da dívida soberana que afecta alguns países da Zona Euro. "Gostávamos de fazer o nosso melhor para ajudar, incluindo a possibilidade de fazer isso", respondeu quando questionado acerca do eventual interesse do Japão em adquirir a dívida de países europeus que, defendeu, devem manter a moeda única. "Acho que têm uma forte intenção de a manter, por isso estão a fazer esforços", afirmou, assegurando que o Japão está a "observar, cuidadosamente, com essa mesma intenção, para manter o sistema [moeda única]".

Sobre a crise em Portugal, o diplomata, no país desde Novembro, disse apenas que o Governo português "está a fazer o melhor para se ajudar a si próprio", não se manifestando sobre se deve ou não recorrerão fundo europeu. Nobutaka Shinomiya esteve ontem na zona industrial e logística e no porto de Sines, numa visita cujo objectivo foi conhecer locais de potencial interesse em Portugal, para informar as empresas japonesas que querem investir no estrangeiro.

Fonte: www.lusa.pt