sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AUTOEUROPA PAGA MAIS DE DOIS MILHÕES EM PRÉMIOS A COLABORADORES

O valor mínimo do prémio é de 891,83 euros por funcionário e vai beneficiar entre 80% a 90% dos 3.207 trabalhadores. Pagamento será feito em Março.

Após um ano de bons resultados, a Volkswagen (VW) Autoeuropa prepara-se para premiar os seus colaboradores pelo trabalho de 2010. No total, a fábrica vai pagar entre 2,288 milhões e 2,574 milhões de euros em prémios de objectivos a todos os trabalhadores que cumpriram os critérios definidos no acordo laboral de 2008- 2010. Isto significa que entre "80% a 90% do total de trabalhadores vão receber o prémio de objectivos", confirmou o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da VW Autoeuropa, António Chora, ao Diário Económico. Actualmente, a fábrica de Palmeia tem 3.207 colaboradores efectivos e com contrato a termo. "O prémio de objectivos será atribuído a todos os colaboradores que cumpram as condições acordadas, sendo que 50% do prémio é garantido através da assiduidade e os restantes por avaliação de desempenho", explica António Chora.

O Diário Económico contactou fonte oficial da Autoeuropa, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter um esclarecimento. O valor deste prémio, que será pago em Março, é "multiplicado, não por um salário médio dos técnicos, mas sim por 1,4 salários de que resulta um valor total de prémio de 891,83 euros", refere o comunicado da CT a que o Diário Económico teve acesso. Um montante que poderá variar mediante o vencimento. No documento é realçado que, "para os especialistas, o valor será encontrado da mesma forma, mas tendo em atenção o salário individual".

António Chora explica que "em 2009 foram pagos cerca de 600 euros por prémio (o que equivale a um salário médio dos técnicos), pois o ano anterior foi péssimo". Em 2008, a Autoeuropa, tal como a maioria das fábricas automóveis, foi obrigada a reduzir a produção devido à crise económica que prejudicou o consumo.

Para calcular o prémio, há sete critérios que são ponderados: "as reduções de custos por unidade (carro), auditoria falhas A/B, lançamento, produtividade (carros por colaborador), melhoria contínua, e organização e limpeza" (ver caixa "Cálculo do prémio").

Trabalhadores reforçam benefícios no novo acordo

Além do reforço de quadros - no final do ano mais 120 trabalhadores passaram de temporários a efectivos-, a maior fábrica auto móvel portuguesa vai atribuir aumentos de 3,9% aos mais de 3.000 colaboradores. A juntar a esse aumento e prémio anual, o acordo laborai de 2010-2012, aprovado em Novembro do ano passado, contempla ainda vários benefícios sociais.

"O subsídio de transporte é aumentado em 5% e a empresa tentará tanto quanto possível manter e melhorar os descontos já existentes para aquisição de viaturas do grupo Volkswagen", salienta o documento. Haverá também alterações no seguro de saúde e foram criadas condições especiais para grávidas. A empresa compromete-se "a identificar tarefas compatíveis com o desempenho de funções da grávida", que poderá optar por um "horário central, sendo-lhe atribuído um subsídio correspondente a 10% do salário base".

António de Melo Pires, director-geral da Autoeuropa, referiu em comunicado (enviado em Novembro passado) que "o acordo é mais uma demonstração das vantagens do trabalho conjunto que a administração da empresa e os colaboradores fazem, no sentido de garantir a estabilidade do emprego e a competitividade da empresa". Além disso, acrescentou, "a partir deste mês os trabalhadores já vão receber os ordenados com o aumento e retroactivos de Outubro". O acordo laboral foi aprovado por 82,6% dos trabalhadores da VW Autoeuropa. Contactada via 'e-mail' e por telefone sobre o pagamento de prémios, não foi possível obter um comentário da Autoeuropa até ao fecho da edição.